Mariane Garcia Unanue:
O trabalho desenvolvido pelo arquiteto é, em
grande parte, residencial. Construir ou reformar uma casa, um apartamento, e
pensar em seu interior, seus móveis, sua iluminação. Estas diversas escalas de
projeto são funções do arquiteto ao desenvolver um projeto residencial.
Entretanto, as atribuições da profissão envolvem também os espaços comerciais, como lojas e restaurantes; espaços institucionais, como sedes de empresas e museus, projetos urbanísticos, e tantos outros.
Pensar os diversos espaços que habitamos e as construções que conformam a cidade é a grande função do arquiteto. É ele o responsável por tornar coesas as interações entre os edifícios e a cidade, avaliando o contexto no tecido urbano e as referências locais, assim como a orientação solar, a direção dos ventos dominantes, o clima, os usos e funções dos espaços.
Um bom arquiteto deve saber equacionar os determinantes naturais, as limitações e possibilidades que as técnicas construtivas apresentam e, ainda humanizar os espaços, acrescentando significados e valores de seus habitantes. Enfim, o arquiteto é aquele que cria o ambiente construído onde o homem vive e constrói suas memórias.
Por isso, ao procurar um arquiteto, deve-se tentar conhecê-lo bem, principalmente para saber se você se identifica com seus valores e se ele tem novas idéias para apresentar. É necessário também procurar saber como é seu método de trabalho e se ele é um profissional sério e que busca atingir qualidade no que faz. Tudo isso se reflete na relação cliente-arquiteto durante o desenvolvimento do projeto e vai determinar o resultado final de sua obra.
0 comentários:
Postar um comentário