O bilionário russo Roman Abramovich ficou conhecido mundialmente por seus investimentos astronômicos no universo do futebol. É dele, por exemplo, o clube inglês Chelsea, onde atualmente jogam os brasileiros Ramires e David Luiz, presenças frequentes nas partidas da seleção. E é dele também este chalé, localizado na famosa e exclusiva estação de esqui de Aspen, no Colorado, Estados Unidos.
Projetada pelos profissionais do estúdio nova-iorquino Voorsanger Architects, a Wildcat Ridge Residence faz jus à fortuna de seu proprietário – ele a comprou em 2008 pelo módico valor de US$ 36,3 milhões. Situado a uma altitude de 2.800 metros, em uma área com algumas das melhores vistas de Aspen, o terreno certamente inflacionou o preço da propriedade. Mas o projeto de arquitetura ajudou a valorizar as qualidades naturais do local e, por isso mesmo, justifica não apenas seu custo, mas sua aquisição por Abramovich.
A proposta dos arquitetos insere a construção no topo da colina, reservando a maior parte da área livre para reflorestamento, feito com árvores nativas. A entrada na casa se dá por uma imensa galeria, livre de colunas, que distribui toda a circulação dentro da residência. A partir daí, os ambientes sociais, a biblioteca e a suíte máster estão voltadas para o oeste – de onde se descortinam as melhores vistas –, enquanto os quartos de hóspedes margeiam o lado leste, com visão para as montanhas.
Com 73 metros de comprimento, a residência é recortada em toda a sua extensão por uma parede de pedras com 3,6 metros de altura. Nos acabamentos, predominam a madeira escura, materiais de origem mineral e vidro. E a energia, mesmo durante os meses mais frios, é inteiramente provida por um sistema de captação solar. Mas o elemento mais marcante da casa é sua cobertura – ela faz uma espécie de zigue-zague sobre os ambientes, com alturas que variam de 3 a 9 metros, estabelecendo uma relação ainda mais próxima com a paisagem natural do entorno e ajudando a inflacionar seu preço.
0 comentários:
Postar um comentário