quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Ideias para montar o seu Jardim

Soluções simples e bem-planejadas transformam varandas e terraços em extensões da casa, com um luxo extra: a proximidade da natureza. Confira 11 locais ideais para relaxar e se dar apenas ao trabalho de contemplar a paisagem!
   (Foto: divulgação)
AO CAIR DA TARDE
Por Rosa May Sampaio
O pôr do sol no condomínio Quinta da Baroneza, no interior paulista, é um espetáculo à parte. Para que os moradores pudessem admirá-lo, a designer de interiores Rosa May Sampaio projetou uma varanda no segundo andar da casa. Acompanhando a arquitetura e a atmosfera campestre, o espaço recebeu ladrilhos hidráulicos da Ladrilar. Seus tons de azul e violeta harmonizam com as portas pintadas de hortênsia e com os vasos repletos de flores de lavanda, obra da paisagista Neiva Rizzotto. Chaises da Ouro Velho convidam a tomar sol, ler ou simplesmente admirar a paisagem.
  (Foto: divulgação)
CANTO DO BATE-PAPO
Por Escala Arquitetura
Na reforma desta cobertura carioca, comandada pelas arquitetas Carolina Escada e Patricia Landau, da Escala Arquitetura, o antigo terraço foi transformado em espaço de convivência, equipado com forno de pizza. A ambientação da área externa segue o estilo de décor do apartamento, valendo-se de peças assinadas, como a banqueta de Charles e Ray Eames, que acompanha a espreguiçadeira dupla, com manta da Missoni Home, e o banco de madeira. A leveza visual dessas peças combina com as pastilhas brancas e azuis, da Jatobá, usadas no piso. Um par de treliças de ferro apoia jasmins e emoldura o chuveiro instalado acima da janela.
  (Foto: Daniel Mansur /divulgação)
ENTREGA À CONTEMPLAÇÃO
Por Carla e Marina Pimentel
A casa de campo no interior de Minas Gerais foi construída de frente para uma represa. “Por isso, o paisagismo foi pensado de maneira a compor um cenário tropical agradável e ao mesmo tempo tirar proveito de todos os recursos naturais do lugar: pedras, árvores nativas e relevo”, afirma Carla Pimentel. Na varanda do quiosque da churrasqueira, há um grande deque de madeira roxinho, emoldurado por cicas. Próximo ao recanto com redes, coqueiros, palmeiras e árvores nativas geram pontos de sombra na grama. Somados, todos esses elementos formam espaços de contemplação e descanso em meio ao verde.
  (Foto: divulgação)
COMO UMA VILLA ITALIANA
Por Fabio Morozini
Embora a cobertura esteja localizada em Higienópolis, São Paulo, os moradores queriam que a área externa lembrasse a das moradas do sul da Itália. A partir disso, o arquiteto Fabio Morozini concebeu um espaço com churrasqueira, piscina, mesa de refeições da Stiledoc e espreguiçadeiras adquiridas na Casual Exteriores. O gradil de ferro que circunda o terraço foi feito sob encomenda, bem como os pergolados de cabreúva, da Madero Marcenaria. Sobre o piso de mármore romano bruto e thassus, da Itaarte, espalham-se vasos com tuias, kaizukas, lavandas e fícus. “Este é um projeto único, pois o apartamento foi transformado em uma verdadeira villa italiana”, afirma o profissional.
  (Foto: divulgação)
SALA NO JARDIM
Por Eliane Fiuza
Depois de ter sido fechada com portas de correr de vidro, a varanda desta casa na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, tornou-se mais funcional. “O recurso ampliou a área social e incorporou o home theater a esse novo estar, além de possibilitar a climatização do espaço”, conta a arquiteta Eliane Fiuza. O resultado é um ambiente claro e totalmente integrado ao jardim, que oferece o conforto de um amplo living, tendo como cenário diversas espécies de plantas – desde árvores frutíferas a ornamentais. Para ambientar seus 40 m², foram escolhidos sofá da Tidelli, poltronas da Amazonia e mesa de centro da Finish.
  (Foto: divulgação)
NATUREZA À MESA
Por Marcelo Faisal
Os proprietários da casa em Trancoso, na Bahia, queriam aproveitar ao máximo o cenário rodeado de verde, integrando-o à construção. Daí a ideia de usar uma das varandas como ambiente para refeições. Ela teve o piso revestido de travertino romano e recebeu um pergolado de eucalipto com cobertura de vidro. “O projeto reflete o melhor uso do espaço de maneira simples, mas não menos sofisticada”, diz o paisagista Marcelo Faisal, que usou abacaxis do próprio terreno para o arranjo central da mesa de madeira, comprada de um artesão local. No amplo jardim, Faisal distribuiu alpínias vermelhas em meio à vegetação nativa e aos cajueiros.
  (Foto: Gui Gomes /divulgação)
PARA TODAS AS IDADES
Por Gigi Botelho
Ter um espaço aconchegante de descanso, com área para a diversão das filhas: esses elementos nortearam a concepção da parte externa desta casa em São Paulo. “O casal pediu que mantivéssemos a jabuticabeira existente e projetássemos uma fonte, pois queriam ouvir o barulho da água”, explica a paisagista Gigi Botelho. O terreno também ganhou uma casinha de bonecas, feita de cumaru e equipada com banco de balanço e mesa para jogos de tabuleiro na parte inferior. A permeabilidade do solo é garantida por pedriscos, em meio aos quais foram distribuídas tumbérgias roxas nas treliças de ferro, antúrios aos pés das jabuticabeiras e orquídeas nas palmeiras, além de gardênias e lírios-da-paz em canteiros.
  (Foto: divulgação)
MÚLTIPLOS USOS
Por Roberto Riscala
O prédio ainda estava em construção quando o paisagista Roberto Riscala foi chamado para planejar a área externa desta cobertura, em São Paulo. “Os moradores queriam uma varanda de convivência, então projetei um espaço com spa e cozinha gourmet”, diz. Em um dos cantos do ambiente de cerca de 50m², fica o spa da Spas Versati, encaixado no deque da Aroeira. Para proteger a cobertura do vento e garantir seu melhor aproveitamento, Riscala propôs fechar os vãos da fachada com vidro. Nos degraus da escada de acesso ao deque, foram colocados vasos com buxinhos – as jardineiras acomodam gardênias. O piso de travertino da Palimanan ganhou uma faixa de madeira, criando uma composição suave com os móveis comprados na Casual Exteriores.
  (Foto: divulgação)
RELAX TOTAL
Por Anni Verdi
Os 18 m² da área externa anexa à sala de banho eram mais do que suficientes para acomodar uma varanda com jardim. “Uma cobertura retrátil de policarbonato possibilitou usar espécies variadas”, explica Odilon Claro, da Anni Verdi. Nos painéis verticais de aço corten, há ripsális e, abaixo deles, no piso de pedriscos em tom de palha, moreia branca e forração de grama-preta. Já ao redor da fonte foram plantados lambaris e, nas floreiras ao fundo, uma jabuticabeira, buxinhos e viburnos. O resultado é um espaço que evoca o relaxamento e o bem-estar nesta morada paulistana.
  (Foto: divulgação)
HORTA PRIVATIVA
Por Rodrigo Oliveira
Localizada em uma sossegada travessa da alameda Gabriel Monteiro da Silva, em São Paulo, esta casa tem seu terraço dedicado ao cultivo de ervas e temperos, além de árvores frutíferas, como jabuticabeiras e romãzeiras. Em vez de plantar as espécies diretamente na terra, o paisagista Rodrigo Oliveira optou por mantê-las em cachepôs de madeira, executados pelo marceneiro José Pillon, e em vasos de cerâmica pertencentes à proprietária – todos ficam dispostos rente ao muro do terraço, que tem piso revestido de ripas de ipê. Um banco de madeira oferece assento a quem observa a paisagem.
  (Foto: Renato Elkis /divulgação)
INSPIRAÇÃO ORIENTAL
Por Gilberto Elkis
Um jardim com referências orientais e que permitisse contemplar a paisagem do Morumbi. Foi essa a encomenda feita ao paisagista Gilberto Elkis pelos moradores deste apartamento em São Paulo. “Era importante formar um cenário voltado ao interior do imóvel, mas também garantir boa circulação e conforto”, afirma o profissional. Para integrar a paisagem à morada, Elkis usou poucos elementos no jardim, reproduzindo uma técnica muito utilizada nas áreas verdes asiáticas. Assim, as espécies e as peças decorativas não preenchem toda a frente da varanda, permitindo observar o horizonte. Em um estreito deque de itaúba, ficam poltronas e um banco de madeira. À frente deles, vasos com buxinhos, matsus, bonsais e suculentas.

1 comentários:

Anônimo disse...

What is the best bitcoin slot machines to play and why? - Work
Find out which slot machines งานออนไลน์ to play and why, how to play the slots, strategies, bonuses, payout speed, The best casinos to play online for real money.

Postar um comentário