sábado, 14 de abril de 2012

Como vejo a Arquitetura?


O que é arquitetura? -Eu não sei.

Não sou formado na área, nem mesmo tenho grandes conhecimentos sobre o assunto, então o que posso falar da arquitetura, seria o meu próprio ponto de vista, o que ela faz, o que eu sinto, e o que ela transmite.

A arquitetura não necessariamente tem um conceito para mim, pelo simples fato, do diferente contexto em que ela pôde, ou foi abordada. Mas falando em sua prática, em pleno século XXI, seria talvez suas formas, linhas, curvas ou tamanho? Ela pode ser uma tendência ou uma nova moda, pode ser moderna ou antiga, tem suas características particulares? -Por que não.

A criação partindo da arquitetura expressa a inspiração de seu inventor, ou a reformulação do seu interprete. Não possuindo uma determinada dimensão, pois pode ser pequena, afinal as mais recentes e grandiosas obras tiveram suas cópias em, maquetes. Elas podem ser reais e ao mesmo tempo não serem. -Por que isso? Nem tudo que já foi criado ou projetado se tornou real um dia, ou melhor, foi construída, edificada, existiu.

Se eu gosto de arquitetura? Amo-a, admiro-a, transpiro-a. Me fascino ao ver como nós, seres humanos, somos criativos, e melhor, como nos adaptamos, e a principal adaptação está ligada a área da "arquitetura", desde o espaço, o clima, o lugar, são vários as implicações nela geradas.

As relações da arquitetura ao meu ver abrem limites, sem limites. Ela está ligada a uma infinidade de áreas, que vão desde a história, com suas transformações pelo tempo, a geografia, a matemática, geometria, as artes, e etc. Onde suas mudanças e inovações ditam e marcam os tempos.

Ela é uma questão de polêmica também, que faz surgir discussões, sobre seus tabus. Desde a cultura e  a crença, acarretando assim, com sua dependência, seus benefícios, seus prejuízos e seus "custos". E ao falar em dinheiro, então poderíamos entrar em uma concensso, de que apenas da economia dela gerada, o mundo depende 1/3 para ser o que é hoje, pela relação de circulação do cambio, em que gera.

Hoje no mundo em que vivemos, e na situação em que estamos, seria possível viver sem arquitetura? Não necessariamente pela sua falta, por não haver como viver, sem que se faça uma analogia com o tema, que determine isso é "arquitetura"? -Creio que não! Mas talvez se a história fosse diferente, se a origem da vida fosse de outra, quem sabe? Mas com tal situação, é complicado imaginar outro mundo sem pensar neste mundo.

Realmente ainda não entrei em um concensso sobre tudo que envolve o tema, e o que este pode ser atribuído, mas, e você? Tem uma opinião, um ponto de vista, um conceito, ou apenas o que você acha?
Espero que, se você queira aprender mais sobre o assunto, então possamos fazer isso juntos, aqui no blog.

(Érik Stolf)

0 comentários:

Postar um comentário